Avião Ilustrativo

Durante todo esse mês, passou pelo céu aqui de Campo Grande um avião de publicidade anunciando o Le Cirque. Essa publicidade é curiosa, pois é transmitida pelos alto-falantes dentro do avião, assim como um carro de som. Ou seja o avião passa pelo céu soltando aquela locução em off, com o volume alto, anunciando o circo.

Normalmente, ou melhor, o que eu conheço, propaganda aérea é feita com faixas nas praias ou então com aviões de fumaça se utilizando apenas de efeitos visuais. Mas nesse caso, a forma similar a um carro de som (provavelmente avião de som) eu vi poucas vezes, ou melhor, apenas 2 vezes e ambas de circo.

Desta vez eu fiquei mais intrigado e resolvi pesquisar na internet (jogar no Google) para ver se tinha algo falando a respeito ou se existiam empresas vendendo esse tipo de serviço. Nada encontrei. Utilizei várias palavras e conjunto de palavras: avião de som, publicidade aérea, publicidade volante, publicidade volante em avião, +avião +alto-falantes, propaganda em avião, propaganda volante em avião de um circo, etc., não tive bons resultados. Vários links de empresas com publicidade em faixas ou fumaça, mas nada de som.

Certo, mas por quê eu estou falando tudo isso? Porque eu quero entender a eficácia desse tipo de comunicação. Encontrar pesquisas com números, objetivos e resultados. Digo isso porque eu pude perceber uma falha nesse método. Vejam bem: o avião é um monomotor, parece um Cessna — como esse da foto acima que eu peguei neste álbum do Flickr —, faz um barulho super alto por causa do motor e passa em uma grande velocidade, afinal é um avião. Em pesquisas na internet eu li que essas aeronaves decolam a 109 Km/h, então devem voar nessa velocidade ou mais rápido, não sobrando muito tempo para passar a mensagem.

Resumindo, o avião passa super rápido e fazendo mais barulho com o motor que com a locução transmitida pelo alto-falante, ou seja, não se entende “bulhufas” da propaganda. Por isso quis pesquisar a respeito da eficácia mas não encontrei nada.

Infelizmente não deu para tirar um foto ou filmar, quando eu via o avião estava sempre desprevenido, mas se alguém tiver algum vídeo me mostre por favor.

Bom isso reflete o que eu penso a respeito desse método de comunicação, baseado em minha experiência não tenho números para garantir se o avião teve um bom ou mal alcance ou índice de lembrança.

Um abraço e até mais.